Especificidade e tecnologias de resolução de conflitos de gênero de migrantes e comunidade anfitriã em organizações de alimentação pública da República do Tatarstão

Autores

  • Rimma H. Sufiyarova Kazan Federal University, Institute of Social and Philosophical Sciences and Mass Communications
  • Timur Z. Mansurov Kazan Federal University, Institute of Social and Philosophical Sciences and Mass Communications

Palavras-chave:

Gênero, migrante, empregador, organização de alimentação pública, conflito de gênero, discriminação de gênero, tecnologias de resolução de conflitos.

Resumo

O objetivo da pesquisa é a identificação de características e tecnologias da resolução de conflitos de gênero referentes a migrantes de países vizinhos e a comunidade de aceitação nas organizações de alimentação pública da República do Tartaristão. As especificidades da percepção da discriminação na esfera do trabalho e também formas de sua manifestação são consideradas pelas mulheres migrantes e migrantes masculinos. Os métodos de permissão dos conflitos de gênero que surgem entre migrantes e empregadores no decorrer do trabalho são analisados. Atenção considerável é dada às tecnologias de resolução de conflitos entre as quais o importante local é alocado à mediação e negociações. A eficiência de sua aplicação por migrantes e empregadores na resolução dos conflitos é estimada. Dois esquemas de gestão de recursos humanos na organização (ativo e passivo) e seu papel na formação das relações construtivas na organização são analisados.
No artigo, considera-se o papel de vários atores na decisão dos conflitos de gênero na organização (colegas, administradores e diretor, iguais no status). Destaca-se o importante papel das instâncias externas (as comissões sobre disputas trabalhistas, os centros especializados de ajuda aos migrantes, etc.) na melhoria do relacionamento em coletivo e na eliminação das bases para a discriminação de gênero. A realização de eventos especiais é representada de forma significativa (treinamentos sobre unidade e prevenção de conflitos, realização conjunta de lazer, etc.). Os autores chegam a uma conclusão que nas organizações da atividade de restauração pública do intermediário se representa importante, o mediador que tem habilidades profissionais como sem ter uma possibilidade do apelo a qualquer instância ou vendo nele a falta de aptidão, na organização há um risco de surgimento de um grande número de conflitos que influenciam sua eficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rimma H. Sufiyarova, Kazan Federal University, Institute of Social and Philosophical Sciences and Mass Communications

Kazan Federal University, Institute of Social and Philosophical Sciences and Mass Communications

Timur Z. Mansurov, Kazan Federal University, Institute of Social and Philosophical Sciences and Mass Communications

Kazan Federal University, Institute of Social and Philosophical Sciences and Mass Communications

Referências

Declaration on elimination of discrimination against women. URL: http://www.un.org/ru/documents/decl_conv/declarations/women_discrimination.shtml, free. Reference date 25.04.18.

Enyutin G. (2018). bMediative technology of labor disputes settlement. URL: http://www.trud-consulting.ru/mediatsiya/dosudebnoe-uregulirovanie-trudovih-sporov-pokazaniya-i-protivopokazaniya-perspektivi-primeneniya-mediatsii-v-trudovih-konfliktah.html, free. Reference date 29.04.18.

Guide on Gender-Sensitive Labour Migration Policies, OSCE, 2009. URL: <https://www.osce.org/secretariat/37228?download=true>, free. Reference date 27.04.18.

Kiselyov I.E. (2003). Discrimination in the sphere of work. Human resource management. - M, pp. 194-199.

Lippa R.A. (2001). On Deconstructing and Reconstructing Masculinity-Femininity//Journal of Research in Personality. Issue 35, pp. 168-207.

Plowman L.I. (2018). Philosophy and history of science: Manual for graduate students of a humanitarian profile. URL: <http://userdocs.ru/filosofiya/22330/index.html?page=10>, free. Reference date 25.04.18.

Schein E. (1996). Culture: The Missing Concept in Organization Studies//Administrative Science Quarterly. Vol. 41, No. 2, pp. 229-240.

Siim B. (2000). Gender and Citizenship. Politics and Agency in France, Britain and Denmark. - Cambridge: Cambridge University Press, pp. 1-12.

Titova T., Frolova E., Salakhova A., Garayev D., Skibo D., Vyatchina M., Galimullina A. (2014). Diasporas and communities of migrants in the Republic of Tatarstan: women's labor migration. Ethnosociological sketches. Part II. Kazan: CJSC Mir bez granits, LLC Glagol, pp. 25-30.

Watson P. (1993). Eastern Europe’s Silent Revolution: Gender//Sociology. Vol. 27, No. 3, pp. 471-487.

Downloads

Publicado

2018-08-30

Como Citar

Sufiyarova, R. H., & Mansurov, T. Z. (2018). Especificidade e tecnologias de resolução de conflitos de gênero de migrantes e comunidade anfitriã em organizações de alimentação pública da República do Tatarstão. Amazonia Investiga, 7(15), 202–207. Recuperado de https://amazoniainvestiga.info/index.php/amazonia/article/view/449

Edição

Seção

Articles