Diretrizes para Autores
A política editorial da Revista Amazonia Investiga indica que, como prioridade, serão incluídos trabalhos inéditos derivados de projetos de pesquisa.
A revista receberá os seguintes tipos de documentos:
Artigos de pesquisa: Documento que apresenta, em detalhes, os resultados originais de projetos de pesquisa concluídos. A estrutura deve conter o seguinte:
Título, resumo, palavras-chave, introdução, referencial teórico/revisão da literatura, metodologia, resultados e discussão, conclusões, referências bibliográficas. (Baixar modelo)
Artigo de revisão: Documento resultado de uma pesquisa concluída em que são analisados, sistematizados e integrados os resultados de pesquisas publicadas sobre um campo da ciência ou tecnologia para dar conta dos avanços e tendências de desenvolvimento. Caracteriza-se por apresentar uma revisão bibliográfica cuidadosa de pelo menos 50 referências. Sua estrutura deve conter o seguinte:
Título, resumo, palavras-chave, introdução, referencial teórico, metodologia, resultados e discussão, conclusões, referências bibliográficas.
Envio de artigos
O autor pode enviar seu artigo a qualquer momento do ano para o seguinte e-mail: amazoniainvestiga@gmail.com.
- Os itens devem ser originais. Os documentos serão verificados pelo software Turnitin.
- O registro deve incluir as informações de afiliação, acadêmicas e de produção científica.
- O documento deve incluir o ORCID. O autor pode se registrar em https://orcid.org/
- O documento pode ser apresentado em inglês, espanhol ou português. O título, resumo e palavras-chave serão traduzidos para o idioma nativo do autor.
- O autor deve preencher o formulário de declaração de originalidade. [Declaração de originalidade]
- As palavras-chave devem ser incorporadas de acordo com o Tesauro da Unesco: https://vocabularies.unesco.org/browser/thesaurus/pt/
- Os artigos devem ter um comprimento máximo de 6000 palavras e devem ser escritos de acordo com as normas APA, versão 6.0.
- O documento deve conter referências a documentos incluídos no Web of Science e Scopus.
- Sem taxa de APC.
- O documento deve ter no máximo 5 autores.
- A revisão do documento leva entre 5 e 6 semanas.
- A omissão das normas de formatação do documento, conforme a política editorial da Amazonia Investiga, é motivo para rejeição.
A Amazonia Investiga está indexada em várias bases de dados, bibliotecas e repositórios; os processos de indexação são realizados em plataformas externas às nossas, portanto, a equipe editorial não se compromete a indexar documentos em plataformas externas. A incorporação ou não, assim como o tempo de sua incorporação em bases de dados, repositórios, indexadores e bibliotecas virtuais onde a revista está presente, é de responsabilidade das organizações que realizam essa atividade [Indexação].
Não nos responsabilizamos pela indexação.
O envio de artigos não obriga a Amazonia Investiga a publicá-los. A Revista reserva-se o direito de publicar ou não um artigo. Além disso, a revista está autorizada a fazer ajustes menores no texto para garantir a qualidade da publicação.
Esta revista é de acesso aberto. Nossa revista não cobra dos leitores nenhuma taxa pelo acesso às publicações. O modelo de acesso aberto permite a publicação acadêmica para que qualquer pessoa no mundo tenha acesso ao texto completo dos artigos de pesquisa, no melhor interesse da comunidade científica. A principal vantagem deste trabalho é ajudar os pesquisadores que vivem em muitos países em desenvolvimento a acessarem facilmente os avanços em tecnologia de ponta.
Nossa política editorial busca expandir as redes de colaboração. O autor que envia seu manuscrito à nossa Revista concorda em ser contatado posteriormente para uma possível revisão.
A seleção de revisores em nossa revista é realizada considerando o tema do manuscrito e o histórico acadêmico e experiência do revisor. Nossa equipe entrou em contato com profissionais de diferentes disciplinas localizados em diferentes continentes, bem como com uma equipe técnica, plataformas de software e serviços de TI para garantir a publicação de documentos que atendam aos padrões exigidos.
Processo de Avaliação
Para a revista, o envio de um artigo implica que os autores certificam e aceitam que o artigo não foi publicado nem aceito para publicação em outra revista, para o qual deverão enviar a carta de originalidade assinada.
Os artigos enviados pelos autores são revisados preliminarmente pelo editor da publicação, à luz da política editorial da revista e dos requisitos estabelecidos nas diretrizes para os autores. A semelhança do documento é verificada através do software Turnitin Similarity Check. Se algum artigo não cumprir com essa primeira revisão, será devolvido aos autores para ajustes e posterior envio.
Quanto ao processo de avaliação, o Editor primeiro assegura que os artigos atendam aos requisitos estabelecidos para os autores. Uma vez confirmado isso, o artigo é enviado a dois especialistas na área do conhecimento relevante para revisão por pares (revisão duplo-cega). O anonimato de autores e revisores é mantido.
Ao receber a avaliação, seja favorável ou desfavorável, os autores serão notificados sobre a decisão dos revisores, juntamente com quaisquer observações e recomendações pertinentes. Os autores deverão então abordar as revisões sugeridas e reenviar o artigo dentro dos prazos estabelecidos pela equipe editorial. Após completar esse processo, o Editor tomará a decisão final sobre a publicação do artigo. Se o manuscrito for rejeitado, será descartado permanentemente e não poderá ser reenviado para a revista. [Ver Fluxo de Processo de Revisão por Pares]
Política sobre a Apresentação de Documentos Publicados Anteriormente
Nossa revista é dedicada a preservar a originalidade do conteúdo acadêmico. Portanto, não aceitamos manuscritos que tenham sido publicados anteriormente em outro lugar. Todos os documentos enviados devem ser inéditos e não estar sendo considerados para publicação em nenhuma outra revista de forma simultânea.
Detecção e Procedimento para Conteúdo Publicado Anteriormente
Utilizamos ferramentas avançadas de detecção de semelhança para identificar qualquer correspondência significativa com trabalhos publicados anteriormente. Se for encontrado que um manuscrito contém conteúdo previamente publicado, o comitê editorial realizará uma investigação para determinar a natureza e a extensão da infração.
Sanções para os Autores
Se um manuscrito for encontrado em violação a esta política:
- Rejeição do Manuscrito: O manuscrito será rejeitado imediatamente.
- Proibição Temporária ou Permanente: Os autores responsáveis pela submissão podem enfrentar uma proibição temporária ou permanente para futuras submissões à nossa revista.
Apelações
Os autores podem apelar da decisão apresentando evidências de que o conteúdo é original ou que o uso de material previamente publicado está justificado e cumpre com as políticas de uso justo e leis de direitos autorais. As apelações serão analisadas pelo comitê editorial, e a decisão final será comunicada ao autor.
Essas políticas são projetadas para manter a integridade da literatura acadêmica e garantir que nossa revista publique apenas trabalhos originais e de alta qualidade. Agradecemos a cooperação de nossos autores em seguir estas diretrizes.
Informações sobre Licenças
Este trabalho está licenciado sob a Licença Internacional do Creative Commons CC-BY 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Declaração de isenção de responsabilidade
As opiniões e pontos de vista expressos pelos autores não refletem necessariamente os da editora ou da Amazonia Investiga.
Propriedade Intelectual
Os documentos enviados pelos autores são considerados originais e inéditos. Também é entendido que não estão sendo considerados para publicação em nenhum outro local. Portanto, ao enviar o artigo, o autor declara expressamente que:
(i) O artigo enviado não foi publicado nem está sendo avaliado para publicação em outra revista.
(ii) Que não foi informado sobre a publicação de uma versão anterior como documento de trabalho (ou “literatura cinza”) ou em um site.
(iii) Todos os autores conhecem e concordam com seu conteúdo.
Critérios e requisitos para os autores de artigos - Estrutura para a apresentação de artigos
Título: O título deve ser curto, claro e captar a essência do trabalho em no máximo 15 palavras.
Dados do autor: O autor do artigo pode ser individual ou corporativo. Deve incluir as seguintes informações na referência de cada autor: código ORCID, graus acadêmicos, afiliação institucional atual, cargo institucional atual, grupo de pesquisa ao qual pertence, e-mail institucional, cidade e país.
Resumo: O resumo deve ter uma extensão adequada, descrevendo o objetivo, a metodologia e os principais achados. O texto deve ser apresentado em um único parágrafo e não deve exceder 200 palavras.
Palavras-chave: Os autores devem identificar 5 palavras-chave que descrevam de maneira concisa o conteúdo do documento. Essas palavras-chave devem ser listadas em ordem alfabética. Para garantir uma busca eficaz em bases de dados bibliográficas e índices, é essencial que esses descritores estejam padronizados. Para esse fim, a Amazonia Investiga recomenda consultar o Tesauro da UNESCO para termos apropriados, disponível em: https://vocabularies.unesco.org/browser/thesaurus/pt/
Introdução: A introdução deve apresentar o tema do estudo, explicando o problema tratado e sua justificativa. Também deve fornecer uma visão geral do que o leitor encontrará em cada seção.
Marco teórico ou Revisão da literatura: O marco teórico deve estabelecer as teorias que sustentam o estudo. A revisão da literatura deve apresentar as pesquisas mais relevantes relacionadas ao objeto de estudo.
Metodologia: Nesta seção, deve-se descrever o tipo de pesquisa, o método e as técnicas utilizadas. Essa seção estabelece o rigor com que o estudo foi realizado e permite ao leitor entender como a pesquisa foi conduzida e como poderia ser replicada, se necessário.
Resultados e discussão: Apresenta-se, de forma clara, os resultados obtidos, destacando os principais achados a partir da interpretação dos dados, à luz das referências teóricas ou da revisão da literatura. O objetivo é cumprir o propósito da pesquisa.
Conclusões: As conclusões devem ser precisas e refletir o equilíbrio da pesquisa.
Referências bibliográficas: As citações e referências devem seguir as normas APA (6ª edição). Deve-se garantir que cada citação tenha sua correspondente referência.
Sobre as normas APA
Citações no texto
Citação direta: Quando a citação tem menos de 40 palavras, ela deve ser colocada entre aspas. Ao final da citação, coloca-se, entre parênteses, o autor, o ano e o número da página, ou o número do parágrafo quando o material não está numerado. O ponto final vem após a citação e os dados, ou a frase continua após o parêntese.
Se a citação tiver mais de 40 palavras, ela deve ser colocada separada do texto, com recuo à esquerda no parágrafo, sem aspas. O ponto final deve vir após os dados. Deixa-se um espaço após o parágrafo e o tamanho da fonte deve ser reduzido em um ponto. Em qualquer citação direta, o que está dito no material citado, incluindo ortografia e pontuação, deve ser reproduzido exatamente como no original.
Citação indireta ou paráfrase: Na citação parafraseada, utilizam-se as ideias do autor, mas com as palavras do escritor. Nessa citação, é necessário incluir o sobrenome do autor e o ano de publicação. Pode-se também variar conforme o ênfase que se quer dar.
Se o sobrenome do autor estiver na oração, apenas o ano é colocado entre parênteses. Exemplo:
Viadero (2007) informa que uma análise de mais de duzentos estudos mostra a correlação entre o ensino de habilidades sociais e a melhoria do desempenho escolar.
Se o autor não estiver incluído na oração, o sobrenome e a data são colocados entre parênteses. Exemplo:
Uma análise de mais de duzentos estudos mostra a correlação entre o ensino de habilidades sociais e a melhoria do desempenho escolar (Viadero, 2007).
Se a obra tiver mais de dois autores, na primeira citação deve-se colocar o sobrenome de todos os autores. Nas citações subsequentes, coloca-se apenas o sobrenome do primeiro autor seguido de “et al.”
Exemplo:
O termo inteligência emocional foi utilizado pela primeira vez por Salovey e Mayer em 1990 (Álvarez Manilla, Valdés Krieg & Curiel de Valdés, 2006).
Quanto ao desempenho escolar, Álvarez Manilla et al. (2006) encontraram que a inteligência emocional não o afeta.
Se houver mais de seis autores, usa-se "et al." já na primeira citação.
Referências bibliográficas
Considerações gerais:
- A ordem das referências deve ser alfabética pela primeira letra de cada referência.
- As obras do mesmo autor devem ser ordenadas cronologicamente.
Existem diferentes tipos de referências bibliográficas de acordo com o material. As mais comuns são:
Artigo impresso:
Sobrenome, A. A., Sobrenome, B. B. & Sobrenome, C. C. (Ano). Título do artigo. Título da publicação, volume(número), pp-pp.
Livro com autor:
Sobrenome, A. A. (Ano). Título do livro. Cidade: Editora.
Livro com editor:
Sobrenome, A. A. (Ed.). (Ano). Título do livro. Cidade: Editora.
Versão eletrônica de um livro impresso:
Sobrenome, A. A. (Ano). Título do livro. Recuperado de http://www.exemplo.com
Capítulo de um livro:
Sobrenome, A. A. & Sobrenome, A. A. (Ano). Título do capítulo. Em A. A. Sobrenome (Ed.), Título do livro (pp. nn-nn). Cidade: Editora.
Sites:
Sobrenome, A. A. (Ano). Título da página da web. Recuperado de www.exemplo.com
Simpósios e conferências:
Sobrenome, A., & Sobrenome, A. (Mês, Ano). Título da apresentação. Em A. Sobrenome (Presidência), Título do simpósio. Simpósio realizado por Nome da Instituição Organizadora, Local.
Tese:
Sobrenome, A., & Sobrenome, A. (Ano). Título da tese (Tese de graduação, mestrado ou doutorado). Nome da instituição, Local. Recuperado de www.exemplo.com
Aspectos de conteúdo
Os trabalhos devem ser inéditos e não ter compromissos editoriais com outra publicação.
Devem ser relevantes para a pesquisa atual e suas implicações teóricas.
Ter um nível profundo de análise e rigor científico.
Relacionar-se com outras pesquisas no campo.
Ser precisos nos conceitos e na terminologia utilizada.
Todos os artigos devem passar por uma avaliação por pares.
Autoarquivamento da versão final
A revista Amazonia Investiga incentiva os autores a autoarquivar a versão final publicada de seus artigos em seus sites pessoais, em repositórios institucionais ou em repositórios públicos apoiados pela comunidade científica, desde que a fonte original seja corretamente citada e um link para a página principal da revista ou para o DOI do artigo seja incluído.