A avaliação da Educação Ambiental nas Escolas Cubanas. Algumas Considerações

Autores

  • Gonzalo González Hernández Universidad Central “Marta Abreu” de Las Villas. Villa Clara, Cuba.

Palavras-chave:

educação ambiental, avaliação, processo educativo

Resumo

Este artigo aborda a questão: o que e como avaliar a educação ambiental para o desenvolvimento sustentável? Seu objetivo é tratar a avaliação do processo educacional, com foco em educação ambiental para fornecer indicadores para avaliá-la no contexto do processo de educação escolar. A avaliação como um elemento regulador do processo, fornece informações sobre sua qualidade e eficácia, bem como a necessidade de ajustes de alguns dos seus elementos para alcançar o resultado esperado. Educação ambiental é avaliada por indicadores que vão desde a educação informativa, incluindo habilidades, conhecimentos, procedimentos e conduta que deve expressar as crenças, sentimentos e atitudes. A ligação entre o instrucional e educativo traz complexidade ao processo, desde que seus resultados são apresentados em diferentes espaços temporários e que os instrumentos de avaliadores são diferentes. A importância da avaliação da educação ambiental tem mais a ver com o desenvolvimento do processo em si, bem como o resultado do mesmo, fornece informações que você precisa saber como se comportar os outros componentes do processo: objetivo, conteúdo, métodos, meios e formas de organização. Como parte do processo de aprendizagem na escola de educação ambiental se encaixa a avaliação global dos alunos em conjunto com os outros eixos transversais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gonzalo González Hernández, Universidad Central “Marta Abreu” de Las Villas. Villa Clara, Cuba.

Profesor Titular. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor-investigador del Centro de Estudios de Educación. Universidad Central “Marta Abreu” de Las Villas. Jefe del proyecto “El perfeccionamiento de la Educación ambiental en las escuelas ubicadas en el Plan Turquino de Villa Clara, Universidad Central “Marta Abreu” de Las Villas. Villa Clara, Cuba.

Referências

Álvarez, C. (1999). Didáctica, la escuela en la vida. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Álvarez, R. M. (1997). Hacia un currículo integral y contextualizado. La Habana: Editorial Academia.

Hesselink, F., Van Kempen, P. & Wals, A. (2000). International Debate on Education for Sustainable Development, Suiza: IUCN. Commission on Education & Communication.

Labarrere, G. & Valdivia, G. (1988). Pedagogía. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Pérez, R. & García, J. M. (1989). Diagnóstico, Evaluación y toma de decisiones. Serie: Tratado de educación personalizada. Madrid: Ediciones Rialp.

PNUD (2005): Draft International Implementation Scheme Decade of Sustainable Environment. Recuperado de: http://portal.unesco.org/education/en/ev.phpurl_id=36025&url_do=do_topic&url_section=201.html

Sterling, S. (1996). Good Earth-keeping: Education, Training & Awareness for the Sustainable Future. Londres: UNEP.

Publicado

2016-06-30

Como Citar

González Hernández, G. (2016). A avaliação da Educação Ambiental nas Escolas Cubanas. Algumas Considerações. Amazonia Investiga, 5(8), 67–76. Recuperado de https://amazoniainvestiga.info/index.php/amazonia/article/view/704

Edição

Seção

Reflection papers