Realização do mundo da vida fenomenológico na presença do sujeito e sua relação intersubjetiva

Autores

  • Fahad Hayavi Islamic Azad University, Tehran, Iran.
  • Dr. Reza Davari Ardakani Azad University, Science and Research Branch of Tehran

Palavras-chave:

Ego transcendental, subjetividade, relação intersubjetiva, outro ego, mundo da vida.

Resumo

A consciência transcendental é o princípio de princípios baseado no qual a filosofização de grandes filósofos como Descartes e Husserl foi fundada. Com uma investigação sobre a estrutura intencional dessa consciência transcendental, Husserl a aceita exatamente como o princípio fundamental da filosofização e chama a si mesmo de outro novo cartesiano. O primeiro princípio de Descartes é o ego pensante que, segundo Husserl, tem noemata em seu pensamento. Deve-se notar que o elemento fundamental de sua filosofização, ou seja, "ego transcendental", é a mesma coisa em uma relação intersubjetiva à qual todas as matérias, incluindo o mundo da vida e tudo o que nele existe, são constituídas. É a mesma coisa que acontece com a mineração profunda dos pensamentos na mente do ego pensante e na experiência vivida da vida fluida da consciência. A partir da união de egos semelhantes a mônadas, surge a primeira forma de objetividade, ou seja, a natureza intersubjetiva. Aqui, minha percepção do outro e a percepção do mundo e até mesmo do ego de mim e do meu mundo são vistas da mesma maneira por necessidade idêntica; isto é, todos em sua própria posição consideram que outro ego em sua própria posição é semelhante a ele mesmo. Isso significa que seu mundo da vida é facilmente trocado entre si. O ego como o ego transcendental e concreto experimenta e conhece outros egos dentro de si com certeza e, portanto, meu mundo da vida será idêntico ao dele. No geral, Husserl foi influenciado por Descartes ao apresentar seus próprios pontos de vista filosóficos. Assim, este artigo tem como objetivo investigar e analisar as meditações cartesianas em suas abordagens filosóficas. O método de pesquisa é descritivo-analítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fahad Hayavi, Islamic Azad University, Tehran, Iran.

First author, PhD, Department of Philosophy, Science and Research Branch, Islamic Azad University, Tehran, Iran.

Dr. Reza Davari Ardakani, Azad University, Science and Research Branch of Tehran

Second and corresponding author, full professor (Faculty Member of Azad University, Science and Research Branch of Tehran)

Referências

Descartes, R. (1990). Meditations on First Philosophy. Translated by A. Ahmadi. Tehran: Academic Publishing Center.

Verno et al. (2013). A look at phenomenology and philosophies of being. Translated by Y. Mahdavi. Tehran: Kharazami.

Husserl, E. (2002). Cartesian meditations: An introduction to phenomenology. Translated by A. Rashidian. Teharn: Ney Publishing.

Downloads

Publicado

2017-12-26

Como Citar

Hayavi, F., & Ardakani, D. R. D. (2017). Realização do mundo da vida fenomenológico na presença do sujeito e sua relação intersubjetiva. Amazonia Investiga, 6(11), 180–188. Recuperado de https://amazoniainvestiga.info/index.php/amazonia/article/view/610

Edição

Seção

Articles