Gerenciamento de residuos de serviços de saúde em um hospital publico na amazonia

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.34069/AI/2020.27.03.44

Mots-clés :

Ambiente e Saúde Administração hospitalar. Gerenciamento de Resíduos. Risco Biológico. Resíduos de Serviços de Saúde.

Résumé

Objetivo: Avaliar como ocorre o gerenciamento de RSS pelos profissionais de saúde e auxiliares de limpeza em um hospital público no município da Amazônia. Material e método: trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, com uma amostra probabilística, estratificada (por setor hospitalar) e aleatória de 292 participantes, 269 são profissionais de saúde e 23 auxiliares de limpeza. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários para cada categoria profissional.

Objetivo: avaliar como ocorre o gerenciamento dos RSS pelos profissionais da saúde e dos auxiliares de limpeza em um hospital público em um município da Amazônia. Material e método: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, com uma amostra probabilística, estratificada (por setor hospitalar) e aleatória de 292 participantes, destes 269 são profissionais de saúde e 23 auxiliares de limpeza. A coleta de dados ocorreu por meio de aplicação de questionários para cada categoria profissional.

Para os profissionais da saúde foi elaborado um questionário baseado na RDC ANVISA 222/2018 com perguntas sobre manuseio e descarte dos RSS, que versa sobre os principais aspectos operacionais de responsabilidade dos profissionais da saúde quanto ao manejo intra- hospitalar dos resíduos. Para os auxiliares de Limpeza, foi aplicado um questionário adaptado, ao qual foram acrescentadas variáveis referentes aos aspectos operacionais intra-hospitalares de responsabilidade dos AL que visam avaliar o conhecimento dos mesmos. Resultados: os profissionais de saúde e auxiliares de limpeza, respectivamente, 56% e 65% dos auxiliares não conceituam o são Resíduos Sólidos de Saúde, 31% e 61% despejam resíduos líquidos em sacos plásticos e a maioria de ambas as categorias não identifica corretamente alguma simbologia que identifica o tipo de resíduo. Conclusão: A análise dos GRSS proporcionou identificar lacunas pelos profissionais envolvidos na manipulação dos resíduos, confrontando as condutas dos profissionais de saúde e dos auxiliares de limpeza acerca de duas fases primordiais do gerenciamento, a segregação e o acondicionamento, além de variáveis que possibilitaram assimilar pontos de vista acerca das rotinas inerentes ao cotidiano do GRSS intra-hospitalar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Wandervan dos Santos Lima, Universidade Federal de Amapá

Mestrando do Curso de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá

Júlio Cesar Sá de Oliveira, Universidade Federal do Amapá, Universidade Federal do Pará

Reitor da Universidade Federal do Amapá Professor do curso de Ciências Biológica da Universidade Federal do Amapá, Doutor em Ecologia Aquática e Pesca pela Universidade Federal do Pará

Francineide Pereira da Silva Pena, Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Ciências do Cuidado pela Universidade de São Paulo, Professora do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amapá

Cecília Rafaela Salles Ferreira, Univer.sidade Federal do Amapá

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Amapá Enfermeira da Universidade Federal do Amapá

Références

ARAÚJO, M. F.; OLIVEIRA, L. A.; ROCHA, N. F. Resíduos sólidos urbanos e o atendimento à legislação ambiental: diagnóstico de municípios no sudeste do Pará. In: Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 9., 2017, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2017.

ABRELPE. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2017. São Paulo, 2018.

BENTO, D. G.; COSTA, R.; LUZ, J. H.; KLOCK, P. O gerenciamento de resíduos de serviço de saúde sob a ótica dos profissionais de enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, v.26, n.1, 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução nº 222, de 29 de março de 2018. Regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília – DF, 2018.

CAMARGO, A. R.; MELO, I. B. N. A percepção profissional sobre o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde em unidades básicas e ambulatórios de saúde em um município da Região Metropolitana de Sorocaba, SP, Brasil. Revista O Mundo da Saúde, v.41, n.4, p.633-643, 2017.

CAFURE, V. A.; PATRIARCHA-GRACIOLLI, S. R. Os resíduos de serviço de saúde e seus impactos ambientais: uma revisão bibliográfica. Interações: Revista Internacional de Desenvolvimento Local, v.16, n.2, p.301-314, 2015.

CASTRO, R. R.; GUIMARÃES, O. S.; LIMA, V. M. L.; LOPES, C. D. F.; CHAVES, E. S. Gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde em um hospital de pequeno porte. Revista Rene, v.15, n.5, p.860-8, 2014.

COSTA, T. F.; FELLI, V. E. A.; SANCHEZ, M. C. O.; FERREIRA, S. C. M.; SILVINO, Z. R.; SOUZA, D. F. Gerenciamento intra-hospitalar dos resíduos químicos perigosos manuseados pela enfermagem. Revista Enfermagem UERJ, [S.l.], v. 26, p. e19376, out. 2018.

COSTA, V. M.; BATISTA, N. J. C. Gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde: Uma revisão integrativa. Revista Saúde em Foco. v.3, n.1, p.124-145, 2016.

COSTA, L. A. L. Resíduos sólidos dos serviços de saúde do hospital estadual de Oiapoque – HEO Amapá: destino e impactos à saúde humana. 2015. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde). Fundação Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Macapá, 2015.

EL-DEIR, S. G. Resíduos sólidos: perspectivas e desafios para a gestão integrada. 1.ed. Recife: EDUFRPE, 2014.

FADE - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco. Análise das Diversas Tecnologias de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos no Brasil, Europa, Estados Unidos e Japão. Jaboatão dos Guararapes, PE: Grupo de Resíduos Sólidos – UFPE, 2014.

FOCACCIA, R. (Ed.). Veronesi: tratado de infectologia. Ed.5. São Paulo. Editora Atheneu, p.2489, 2015.

GOMES, P. M. M.; NASCIMENTO, N. D.; PAES, G. O. Gerenciamento de resíduos em unidades hospitalares: uma revisão integrativa. Evidentia: Revista de Enfermería Basada en la Evidencia, v.16, 2019.

LIMA, M. G.; BRAGA, E. S.; FERREIRA, A. F.; TELLES, F. L. Manejo seguro de perfurocortantes: abordagem de acidentes em serviços de coleta. Revista Eletrônica Teccen, v.10, n.1, p.24-30, 2017.

LIMA, M.O. Amazônia, uma história de impactos e exposição ambiental em paralelo à instalação de grandes empreendimentos na região. Revista Pan-Amazônica de Saúde, v.7, n.2, p.9-11, 2016.

MADERS, G. R.; CUNHA, H. F. A. Análise da gestão e gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (RSS) do Hospital de Emergência de Macapá, Amapá, Brasil. Revista Engenharia Sanitária e Ambiental, v.20, n.3, p.379-388, 2015.

MENDES, W. C.; FIGUEIREDO, M. L. F.; SALMITO, M. A.; ARAÚJO, E. C.; ARAÚJO, T. M. E. Conhecimento e prática de trabalhadores, profissionais e gestores sobre os resíduos de serviços de saúde. Revista de Pesquisa: cuidado é fundamental, v.7, n.4, p.3216-3226, 2015.

OSOKINA, I.V. Tax regulation and attraction of investments in the waste management
industry: innovations and Technologies. Amazonia Investiga. v.8, n.23, p.369-377, 2019.

SANCHES, A. P. M.; MEKARO, K. S.; FIGUEIREDO, R. M.; ANDRE, S. C. S. Resíduos de Serviços de Saúde: conhecimento de enfermeiros da Atenção Básica. Revista Brasileira de Enfermagem, v.71, n.5, p.75-2367, 2018.

SILVA, J. S. Gestão de Resíduos Sólidos e sua importância para a sustentabilidade urbana no Brasil: uma análise regionalizada baseada em dados do SNIS. Boletim regional, urbano e ambiental. Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas-IPEA, n.12, 2015.

UEHARA, S. C. S. A.; VEIGA, T. B.; TAKAYANAGUI, A. M. M. Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde em hospitais de Ribeirão Preto (SP), Brasil. Revista Engenharia Sanitária e Ambiental, v.24, n.1, p.121-130, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522019000100121. Acesso em: 02 nov 2019.

VEIGA, T. B.; COUTINHO, S. S.; TAKAYANAGUI, A. M. M. Elaboração e avaliação de um questionário para diagnóstico do gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Periódico Eletrônico Fórum da Alta Paulista, v.11, n.8, p.27-41, 2015.

Téléchargements

Publiée

2020-03-21

Comment citer

Lima, W. dos S., Sá de Oliveira, J. C., Pena, F. P. da S., & Salles Ferreira, C. R. (2020). Gerenciamento de residuos de serviços de saúde em um hospital publico na amazonia. Amazonia Investiga, 9(27), 401–410. https://doi.org/10.34069/AI/2020.27.03.44

Numéro

Rubrique

Articles