Semântica de cores em O.E. Poesia de Mandelstam
Palavras-chave:
Léxico de cor, visão do mundo poético, estilo individual, componente conotativo, semelhança associativa.Resumo
Este artigo é dedicado à imagem colorida do mundo O.E. Mandelstam representa a idéia individual de cor do poeta através do sistema de significados de cores. A análise da expressão da linguagem da atitude da cor do poeta é levada a cabo no exemplo dos colorativos do tom negro que são dominantes em sua poesia lírica.
Formas analisados verbalização dos significados do autor no nível de contato e conexões distantes podem revelar áreas poeta consciência cognitivas, mentais e emocionais, e nos permite interpretar o fenômeno da Universum Mandelstam como um fenômeno difícil de definir a sua caráter único e originalidade na literatura russa. Note-se que a realização textual das palavras sobre as condições de discurso poético leva à integração de vários aspectos da realidade e reproduz a visão de mundo do autor com base na unidade indissolúvel e interpenetração da objetiva e subjetiva, a lógica e o sensual, o racional e o emocional.
Pesquisa é realizada sobre a síntese de métodos tradicionais e modernas de análise da realização de um componente palavra poética, discurso e análise textual de nomes, bem como análise de texto cognitivo e hermenêutica que destacou a correspondência entre o texto de unidades, informação codificada por eles e as estruturas mentais ou seus elementos que são apresentados por esta informação, estudando a natureza das conexões entre eles.
Downloads
Referências
Guzel M. Nurullina, Liliya A. Usmanova & Dinara I. Rakhimova. (2016). The Use of Moderation Technology at Lessons of Russian Language as the Development of Pupils' Cognitive Activity // The European Proceedings of Social and Behavioural Sciences (EpSBS). IFTE 2016 – 2nd International Forum on Teacher Education, Volume XII. – ??. 173-179.
Lak?ff G., Johnson M. (1980). Metaphors We Live By. Chicago, University of Chicago Press.
Levin Yu.I. (2001). Russian Semantic Poetics as a Potential Cultural Paradigm // Death and Immortality of the Poet. - Moscow: RGGU, P. 282-316.
Levin Yu.I. O. (1998). Mandelstam // Selected Works. Poetics. Semiotics. – M.: Languages of Russian culture, 1998. – P. 9–155.
Nurullina G.M., Usmanova L.A. (2016). The Idiostyle of I.A. Bunin: Emotive and Semantic Dominants in Description of Natural Phenomena // Journal of Language and Literature, ISSN: 2078-0303, Vol. 7. No. 3. ??. 199-202.
Pustejovsky J. (1995). The Generative Lexicon. – Cambridge (Mass.). 231 p.
Usmanova L., Nurullina G. (2017). EXPLICATION METHODS OF «NATURAL TIME« CATEGORY IN THE LITERARY TEXTS OF I.A.BUNIN // 4th International Multidisciplinary Scientific Conference on Social Sciences and Art (24-30 Albena Co., Bulgaria). SGEM 2017. Conference Proceedings. Book 3. Science and Society. Vol. II. Psychology and Psychiatry. Language & Linguistics. Pp. 707-712.
Vasilyeva A.A. (2000). Associative connections of words in poetic texts of OE Mandelstam in the aspect of idiostyle // Russian language in modern cultural space. – Tomsk: Publishing house of CNTI, P. 98–103.
Worth D.S. (1963). The role of transformations in the definition of syntagmas in Russian and other Slavic languages // American contributions to the V International Congress of slavists. Sofia, 1963.