Níveis de prontidão na gestão da qualidade total

Autores

  • Nazım Serkan Burgul Near East University.
  • Simay Kanan Near East University
  • Özgü Bayraktar Near East University
  • Osman Emiroğlu Near East University
  • Ahmet Güneyli Near East University

Palavras-chave:

Qualidade, gestão, educação, qualidade total.

Resumo

O objetivo deste estudo foi definir as percepções dos instrutores da Universidade do Oriente Próximo com base no seu nível de prontidão para o gerenciamento da qualidade total. A gestão da qualidade total é uma mentalidade de gestão que proporciona à instituição ou organização o máximo de produtividade, reduzido nível de defeitos, alto nível de satisfação dos participantes e princípios de democracia dentro de uma empresa. A aceitação da gestão da qualidade total como uma mentalidade, e não como uma ferramenta, parece ser a maneira mais importante de implementá-la com sucesso. Para tanto, foi elaborado um questionário especial, que foi verificado quanto à sua confiabilidade e validade pela análise de Alpha de Cronbach (.963). O questionário foi composto de duas partes. A primeira parte incluía informação persona, enquanto a segunda parte focava nos estudantes em termos de centrado, centrado no conceito de qualidade, centrado na educação continuada, gestão, gestor e liderança centrada, medição dos fatores centrados na qualidade e centrados na estrutura organizacional da gestão da qualidade total. Um total de 69 sugestões foram relacionadas a esses fatores. A pesquisa foi realizada com 120 participantes que eram instrutores da Universidade do Oriente Próximo e também residentes da República Turca do Norte de Chipre. Os dados coletados foram analisados pelo programa estatístico SPSS 12.00 por meio do teste T, Análise de Variância (ANOVA) e Teste LSD. Além disso, interpretações descritivas foram feitas usando freqüências, porcentagens, desvios-padrão e meios aritméticos. Neste estudo, foram identificadas as percepções dos instrutores da Universidade do Oriente Próximo com base em seu nível de prontidão para a gestão da qualidade total. Além disso, os níveis de percepção dos instrutores foram analisados de acordo com variáveis de: faculdade / escola profissionalizante, situação empregatícia (tempo integral / meio período), grau, escolaridade, gênero, nível profissional e posição. Com base nessas variáveis, suas percepções de centrada no aluno, centrada na participação, centrada no conceito de qualidade, centrada na educação contínua, centrada na gestão, gerente e liderança centrada, medição da qualidade centrada e estrutura organizacional centralizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nazım Serkan Burgul, Near East University.

Near East University.

Simay Kanan, Near East University

Near East University

Özgü Bayraktar, Near East University

Near East University

Osman Emiroğlu, Near East University

Near East University

Ahmet Güneyli, Near East University

Near East University

Referências

Aksu, M. (2012). Strategic Planning and Total Quality Management in Education. Ankara: An? Publishing. 123-127.

Ataman, G. (2011). Business Administration. Istanbul: Turkmen Publications. 86-90.

Aytaç, T. (2013). School-Centered Management. Ankara: Nobel Publications. 175-182.

Basaran, I. (2014). Education Management, Ankara: Umut Yayim Distribution. 188-194

Berry, T. (2012). Managing The Total Quality Transformation. Wisconsin: ASQC Quality Press. 134-138.

Bolat, T. (2008). Total, quality Management, Istambul: Beta Distribution, 145-167.

Deming, W. E. (1950). Elementary principles of the statistical control of quality: a series of lectures. Nippon Kagaku Gijutsu Remmei.

Ergül, H. (2010). Yönetim About the Applicability of Total Quality Management Perceptions of Academic Staff ?lar?, Unpublished PhD Thesis, Gazi University Institute of Social Sciences.

Ören, K. (2007). Manpower Factor in Total Quality Management. Ankara: Nobel Publication Distribution. 98-110.

Özden, Y. (2012). New Values in Education, Ankara: Pegem A Publishing. 87-98.

Özevren, M. (2012). Total Quality Management Basic Concepts and Applications. Istanbul: Alfa Publications. 123-128.

Downloads

Publicado

2018-10-30

Como Citar

Serkan Burgul, N., Kanan, S., Bayraktar, Özgü, Emiroğlu, O., & Güneyli, A. (2018). Níveis de prontidão na gestão da qualidade total. Amazonia Investiga, 7(16), 268–275. Recuperado de https://amazoniainvestiga.info/index.php/amazonia/article/view/403

Edição

Seção

Articles