Uma avaliação sociológica da paridade educacional no Irã

Autores

  • Dr. Mohammad Taghi Taghi Sheykhi Department of Social Science, Alzahra University, Tehran

Palavras-chave:

Paridade educativa, infraestruturas, orientação para modernidade, transformação, lacuna educacional.

Resumo

A educação como um sucesso chave afeta a qualidade de vida de meninos e meninas. Durante o último meio século, a lacuna educacional foi gradualmente diminuindo. Através do fornecimento de diferentes infra-estruturas, os padrões educacionais melhoraram, o que permite que mais mulheres entrem nos sistemas de ensino e, portanto, a desigualdade de gênero foi minimizada. A transição anterior mudou amplamente as expectativas socioeconômicas e culturais de mulheres e homens. A transformação educacional tornou as meninas orientadas para a modernidade. A paridade de gênero no nível de escolaridade tornou os antecedentes adequados para um maior sucesso. Os níveis de escolaridade e o fechamento das lacunas pendentes continuam. No entanto, as barreiras relacionadas ao gênero estão sendo levantadas e, conseqüentemente, muitas classes de renda média e baixa têm conseguido matricular seus filhos para continuar seus estudos em ciências, humanidades e artes. Essa progressão levará a novos desenvolvimentos nos próximos anos em vários setores.
A pesquisa pretende discutir como o hiato de gênero está diminuindo principalmente no Irã através do sucesso educacional das mulheres durante as últimas quatro décadas. Embora possa ser um paradoxo da tradição e da modernidade, o Irã conseguiu isso (Mehran, 2003). Através da inauguração de universidades privadas em quase todas as províncias do Irã, as meninas poderiam ser admitidas no sistema universitário e, assim, a paridade dos dois sexos começou a aparecer no que diz respeito ao ensino superior. Atualmente, mais entrada de meninas é observada dentro desse gênero no sistema universitário. O ensino superior das meninas e mulheres tem impactado extensivamente seus estilos de vida, suas expectativas gerais e seus talentos. Eles são potencialmente muito ativos em todas as áreas da ciência e tecnologia, mas muito tolerantes em relação ao desemprego dominante no país. Sua educação terciária afetou muito sua taxa de fertilidade total (TFR). A diferença de gênero sendo reduzida educacionalmente, é até bem observada dentro das jovens mulheres rurais. Todo o cenário afetará muito as próximas gerações no país também.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dr. Mohammad Taghi Taghi Sheykhi, Department of Social Science, Alzahra University, Tehran

Professor of Sociology, Department of Social Science, Alzahra University, Tehran

Referências

Abbasi-Shavazi, M.J. (2009). The Fertility Transition in Iran: Revelation and Reproduction. Dordrecht: Springer.

Abbott, P. and Wallace, C. (1990). An Introduction to Sociology: Feminist Perspectives, London: Routledge.

Bentley, P.J., et al. (2013). Job Satisfaction Around the Academic World, Houten: Springer.

Bellew, B., et al. (1992) Gender Gap, International Journal of Comparative Sociology, Vol. 37, No.1-2…
Brandt Report 1987.

Cotterill, P., et al. (2007) Challenges and Negotiations for Women in Higher Education, Houten: Springer.
Global Poverty Project 2018, Retrieved.

Pearson Commission on International Development 1969.

Rowley, K. (1993). Gender Disparity in School Enrollment, International Journal of Comparative Sociology, Vol.37, No.1-2…

Schultz, T.P. (1993). “Investments in the Schooling and Health of Women and Men: Quantities and Returns”, Journal of Human Resources, University of Yale.

Statistical Center of Iran, quoted by Population and Development Review 36 (2): June 2010.
Unicef Annual Report 1994.

United Nations, International Conference on Population and Development (ICPD), 1994.

World Population Data Sheet 2017, PRB, Washington DC. USA.

Downloads

Publicado

2018-10-30

Como Citar

Sheykhi, D. M. T. T. (2018). Uma avaliação sociológica da paridade educacional no Irã. Amazonia Investiga, 7(16), 17–22. Recuperado de https://amazoniainvestiga.info/index.php/amazonia/article/view/368

Edição

Seção

Articles