nvestigação das causas da destruição de estruturas petroquímicas de concreto em Mahshahr e soluções propostas

Autores

  • Masoud Olapour Islamic Azad University, Ahvaz, Iran
  • Abdol Tangtakabi Shahid Chamran University of Ahvaz, Ahvaz, Iran

Palavras-chave:

concreto, relação água-cimento, rachaduras, corrosão, eflorescência.

Resumo

Atualmente, a maioria das estruturas civis é construída em concreto, cujo uso aumenta diariamente. Devido a ignorar os princípios de construção (para a durabilidade do concreto), corrosão provoca custos substanciais para estruturas após um curto período de funcionamento que em alguns casos reconstruindo a estrutura é ainda mais difícil, em vez de renová-lo. Este problema é ainda mais crítico sobre a estrutura exposta à água do mar e a curta vida nas estruturas costeiras do sul confirmou-a. Além disso, com enormes recursos de petróleo e gás que estão sendo descobertos, ea construção de grandes instalações petroquímicas do Golfo Pérsico, levaram à necessidade de grandes projetos de construção e desenvolvimento na área. O clima e os minerais quentes e úmidos da região mostram sinais de deterioração, incluindo inúmeras rachaduras, corrosão, eflorescência e quebra de concreto. Estruturas de concreto armado no sul do país estão expostas a danos químicos ou eletroquímicos. O factor mais importante é devido ao fenómeno de corrosão de carbonatação ar (que ocorre como um resultado de dióxido de carbono no ar) e a penetração do cloreto (que passa através do betão e atinge o reforço). Os efeitos da corrosão, rachaduras e colapso do concreto e do sulfato de concreto diminuem significativamente a vida útil da estrutura. Este tipo de dano é maior na região da maré porque devido à umidade e secagem, o influxo de penetração de cloretos no concreto é intensificado e como resultado a taxa de corrosão aumenta. Diferentes métodos são usados para reduzir os danos das estruturas de concreto armado e o mais importante é melhorar a qualidade do concreto. Neste estudo, casos de prevenção de corrosão de armaduras foram investigados e o tipo de cimento e seus aditivos, como sílica e penitron, foram submetidos à oxidação. Os resultados indicam que o material de revestimento que consiste em penitron penitron aumenta a resistência à compressão do cilindro. Mas o principal benefício do penitron é impedir a penetração do concreto. Os melhores materiais foram seleccionados através da realização de experiências e, dependendo do clima de Mahshahr, as amostras de betão armado com uma proporção de água-cimento (w / c = 4%, w / c = 34%) e do lubrificante 6% - 2 A faixa de% foi construída com um assentamento fixo e foi feita sob testes de pressão. Os resultados dos testes de corrosão demonstrou que a utilização de cimento contendo 10% de sílica com uma relação de água para cimento de 34%, de FRP materiais de armadura e penitrones é o melhor proposta técnica e económica para reduzir a corrosão em Mahshahr.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Masoud Olapour, Islamic Azad University, Ahvaz, Iran

Department of Civil Engineering, Ahvaz Branch, Islamic Azad University, Ahvaz, Iran

Abdol Tangtakabi, Shahid Chamran University of Ahvaz, Ahvaz, Iran

Department of Civil Engineering, Shahid Chamran University of Ahvaz, Ahvaz, Iran

Referências

American Standard and Testing of Material ASTM- G109. (1985).

Cabrera, J.G., & Nwaubani, S.O. (1980). The influence of High Temperrature on strength and pore structure of concrete Made with a Natural Pazzolan, concrete in hot climate.

Campbell, D. (1978). Concrete structures, Materials, Maintenance and repair.

Fukuyama, H., & Sugano, S. (2000). Seismic rehabilitation of Rc building " International Institute of Seismology and Earthquake Earthquake Engineering, Tatehara Ibaraki Japan Cement and Concrete Composites 22, 59-79.

Gent, U. (1999). Laboratory Soete for strength of Materials, corrosion Department,Report cocering the pull-out Test performed on Uncoated and coated Rebars.

Gonzalez, j A, Algaba, S, & Andrada, C. (1980). corrosion of reinforcig bars in carbonated concerte, Br corros j, Vol, 15, No 3.

Jong, W. (2003). Bai"seimic Retrofit for Reinforoced Concrete Building Structures"Conseqence Based Engineering (CEB)-Institute final Report-Texas university-Augus.

Kumar Mehta, P. (1986). concrete structure, properties and materials, prentice- Hall.

Lorenzis, L.D., & Nanni, A. (2001). Shear strengthening Of Reinforced concrete beams with near – surface mounted Fiber Reinforced Polymer Rods " ACI Structural Jornal Technical Paper January – February.

Mangat, P.S., & Khatib, J.M. (1995). Influence of Fly Ash, Silica Fume and slag sulfate Resistance of Concrete
Aci Materials Jornal/ September October.

Neville, A.M., & Brooks, J.J. (1987). Concrete technology, Longman scientific, Technical.

Pourbaix, M. (1974). Application of electrochemistry in corrosion science and in practice, corrosion science.

Ramazanianpoor, A.A., & Malhotra, V.M. (1995). effect of curing on the compressive strength, Resistance to Chloride Ion Penetration and porosity of concretes incorporating slag, Fly Ash or silica Fume, Cement & concrete composites Journal.

Regourd, M. (1975). The action of seawater on cements, Annales de L, Institut Technique du Batiment et des Travaux publics NO. 329.

Talib, A.Y., Rasheeduzzafar, A.S., & Al-Gahtani, A. (1986). Chloride binding and Corrosion in Silica Fume Concrete.

Teng, J.G., Chen, J.F., & Smith, S.T. (2002). FRP Strengthened Rc Structures"Published by Wiley.

Vassie, A. (1980). A survey of site tests for the assessment of corrosin in reinforced concrete.

Zhao, V. (2000). Use of composites for 21 st century civil infrastructure University of California, San Diego, La Jolla Ca Computer methods in applied mechanics and engineering 185, 433-454.

Downloads

Publicado

2018-08-30

Como Citar

Olapour, M., & Tangtakabi, A. (2018). nvestigação das causas da destruição de estruturas petroquímicas de concreto em Mahshahr e soluções propostas. Amazonia Investiga, 7(15), 163–171. Recuperado de https://amazoniainvestiga.info/index.php/amazonia/article/view/435

Edição

Seção

Articles