Educação patrimonial. Considerações sobre sua contribuição para o processo educativo.

Autores

  • Erich Rodríguez Vallejo Universidad Central “Marta Abreu” de las Villas. Santa Clara. Villa Clara. Cuba.
  • Imirsy Valdivia Martínez Universidad Central “Marta Abreu” de las Villas. Santa Clara. Villa Clara. Cuba.

Palavras-chave:

Educação, Educação Patrimonial, Identidade, Educação, Processo Educacional

Resumo

A tendência para a homogeneização cultural no século XXI, é uma forte ameaça em identidades culturais de cada cidade no mundo. Antes a urgente necessidade de maximizar os esforços para defender essas identidades, do património, com seu alto teor simbólico, constitui um elemento essencial a ter em conta. A necessidade de formar indivíduos capazes de conhecer e apreciar os diferentes ativos, mas acima de tudo, conscientemente manifestam comportamento consistente com sua proteção e uso sustentável, constitui uma exigência imposta pela sociedade para a educação. Educação patrimonial surge como uma alternativa que é inserida dentro do processo educacional, contribuindo positivamente neste empreendimento. Este artigo fornece uma abordagem de alguns aspectos teóricos da educação patrimonial e seu forte potencial educativo. Ele é uma abordagem à educação como categoria pedagogia, definidos os conceitos de educação e o processo de educação como elementos básicos que permitem a reflexão sobre o potencial educativo inerente a educação patrimonial. Considerações sobre a definição deste processo, seus objetivos também são emitidos e enfatiza a realização de suas peculiaridades. Por isso, os autores baseiam-se na análise dos elementos teóricos da educação patrimonial em sua ligação com os aspectos gerais da teoria da educação. Assim, determine as particularidades que definem a educação patrimonial como um processo que é caracterizado por ser permanente, multifatorial, desconcertado, bilateral e ativo, em relação ao trabalho e voltado para o futuro. Estes resultados contribuem para enriquecer o corpo teórico da educação patrimonial, permitindo desta forma promover o debate entre os especialistas que aprofunde-se neste tópico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erich Rodríguez Vallejo, Universidad Central “Marta Abreu” de las Villas. Santa Clara. Villa Clara. Cuba.

Doctor en Ciencias Pedagógicas. Jefe del Departamento de Ciencias Naturales de la Universidad Central “Marta Abreu” de las Villas. Santa Clara. Villa Clara. Cuba.

Imirsy Valdivia Martínez, Universidad Central “Marta Abreu” de las Villas. Santa Clara. Villa Clara. Cuba.

Doctora en Ciencias Pedagógicas. Vicedecana docente de la Facultad de Educación Media de la Universidad Central “Marta Abreu” de las Villas. Santa Clara. Villa Clara. Cuba.

Referências

Colectivo de autores. (2012). Pedagogía. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Rodríguez, E. (2012). La Educación Patrimonial en la Escuela. Algunas Consideraciones Teóricas y Metodológicas. Deutschland: Editorial: Editorial Académica Española.

___________. (2013). La Educación Patrimonial en la Formación inicial del Profesional de la Educación de la Carrera Biología Geografía. (Tesis en opción la grado científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas) UCP “Félix Varela Morales”, Villa Clara, Cuba

Santos, I. (2005). Educación Patrimonial. Curso precongreso. Pedagogía 2005. En CD del evento.

Zabala, M.E, Roura, I.(2011). Reflexiones teóricas sobre patrimonio, educación y museos. Revista Teoría y Didáctica de las Ciencias Sociales, vol.11 (11) p.233-261.

Publicado

2016-12-29

Como Citar

Rodríguez Vallejo, E., & Valdivia Martínez, I. (2016). Educação patrimonial. Considerações sobre sua contribuição para o processo educativo. Amazonia Investiga, 5(9), 82–90. Recuperado de https://amazoniainvestiga.info/index.php/amazonia/article/view/715

Edição

Seção

Reflection papers