Semântica da imagem artística da lua na poesia de K. Balmont
Palavras-chave:
Lua, imagem, símbolo poético, linguagem poética, K. Balmont.Resumo
O artigo para na análise da imagem da lua nos trabalhos de K. Balmont em aspectos poéticos e funcionais. O trabalho tem como objetivo revelar as características da encarnação poética e do conteúdo simbólico da imagem da lua nas obras de K. Balmont. Considera a realização artística e semântica da imagem em estudo, descreve as características da objetivação de seus atributos simbólicos e associativos. A identificação dos principais motivos associados à imagem da Lua ajuda a estabelecer seu escopo semântico individual, o estilo individual de K. Balmont.
Durante o curso do estudo, a importância da imagem da lua na visão artística do mundo do poeta é demonstrada. Lua é um dos elementos principais que formam o sistema da poesia lírica de Balmont, cheio de rica (o elemento básico filosófica e simbólica da construção cosmogonia do mundo, expressando a participação do mundo no conteúdo realidade sublime e correlaciona-se com os atributos mais importantes da metafísica (a eternidade, o infinito, silêncio, beleza universal, etc.) os textos de K. Balmont estão imbuídos de motivos panteístas a adoração está associada com a imagem astral terreno e mundos numênicas. a imagem o corpo celeste nas letras de K. Balmont ter uma dualidade intrínseca, enfatizando a dualidade da imagem do mundo que ele criou. com a sua profunda mythopoetical significado, a imagem da lua nas obras de Balmont é o resultado da síntese artística de várias representações arcaicas refratadas através do prisma da cosmovisão do autor e desempenha um papel crítico no conceito filosófico e panteísta do mundo criado pelo poeta. Métodos de pesquisa: contextu para a análise do texto literário, interpretação literária, amostragem contínua, análise descritiva.
Downloads
Referências
Lavrukhina V.L. (2017). Obraz-simvol solntsa v lirike K. D. Balmonta. [Image and symbol of the sun in K.D. Balmont’s lyrics.]. URL: http://nauka.hnpu.edu.ua/sites/default/files/fahovi%20vudannia/2009
/Statti%20Rosiyska%20filologia%203-4/9.html (reference date 19.11).
Molchanova N.A. (2004). Mifopoeticheskaya kartina mira v knige K. D. Balmonta «Yasen. Videniye dreva [Mythopoetic view of the world in K. D. Balmont’s Ash. Vision of the Tree] // Voronezh: Vestnik VGU Publ., No. 1. Pp. 71–85.
Patridge A.C. (1976). The Language of Modern Poetry: Yeats, Eliot, Auden. London, Deutsch, 351 p.
Petrova T.S. (1995). Motiv tishiny v lirike K. Balmonta [Motive of silence in K. Balmont’s lyrics] // Russkiy yazyk v shkole [Russian at school], No. 5. Pp. 68–72.
Semino E. (2002). Stylistics and Linguistic Variation in Poetry // Journal of English Linguistics. V. 1. Pp. 28–50.
Shaparova N.S. (2001). Kratkaya entsiklopediya slavyanskoy mifologii [Brief encyclopedia of Slavic Mythology]: about 1,000 articles. Moscow: ??? Izdatelstvo AST Publ.; ??? Russkiye slovari Publ. P. 624.
Shitova T.P. (2003). Zhenshchina v lirike K. D. Balmonta: poetika, obraz, mif. Dokt., diss [Woman in K.D. Balmont's lyrics: poetics, image, myth]. Ivanovo, P.17.
Widdowson H.G. (1987). On the interpretation of poetic writing // The Linguistics of Writing: Arguments between Language and Literature. Manchester.
Yepisheva O.V. (2010). Lunnye motivy v lirike K. Balmonta i Vyach. Ivanova: Osobennosti foneticheskogo stroya stikhotvoreniy [The motives of the moon in K.Balmont’s and Vyach. Ivanov’s poetry: the specifics of the phonetic structure of the poems] // Vyacheslav. Ivanov. Issledovaniya i materialy. [Vyacheslav. Ivanov. Studies and materials] St.Petersburg: Izdatelstvo Pushkinskogo Doma Publ.Pp. 73–83.