Substantivismo formal em russo

Autores

  • Anastasiya V. Yaparova Kazan Federal University
  • Tatyana A. Korneyeva Kazan Federal University
  • Tatyana D. Markova Linguistics University of Nizhny Novgorod

Palavras-chave:

Substantivo, conversão, substantivização, substantivação formal, quase substantivação, formação de palavras semânticas.

Resumo

Embora o estudo das partes do discurso na língua russa tenha sido conduzido por mais de dois séculos e meio, a atenção a esse tópico não foi enfraquecida. O interesse no atual estágio de desenvolvimento da lingüística é causado pelos chamados fenômenos transitórios na área de partes do discurso, ou seja, a transição de uma palavra de uma parte do discurso para outro. Perguntas e categorias formação de palavras gerais de palavras semelhantes, mas também em suas características gramaticais particulares, perda ou aquisição de determinadas características gramaticais não surgem apenas sobre semântica. A relevância do tema é devido ao problema não resolvido de interpretar a transição de palavras de diferentes partes do substantivos fala, a necessidade de aperfeiçoar a sinonímia terminológica existente na gramática. O problema da pesquisa consiste em revelar a essência da comprovação formal, sua diferença com a comprovação real (conversão), a relação com o fenômeno da formação de palavras semânticas. O objetivo da pesquisa é delinear os conceitos de substantivo, sustantivización sustantivización formal, quasi-sustantivización, conversão, palavras de transição de uma parte do discurso para outro, homônimos gramaticais, para mostrar a relação entre a formação de gramática e palavra, a influência da formação de palavras semânticas em fenômenos gramaticais. A novidade do estudo é a correção e refinamento de uma série de proposições teóricas relacionadas com o ensino das partes do discurso em língua russa, fenômenos transitórios no campo de peças nominais do discurso, o estudo da inter-relação e Interação da palavra Fatores informativos e gramaticais na linguagem e na fala.
A base teórica para o estudo foi o trabalho em gramática e palavra formação M. V. Lomonosov, V. Winogradow, V. A. Beloshapkov, E. A. Zemskaya, D. V. Sichinava, V. Markov, A. G. Nikolaev. Os principais resultados significativos do estudo incluem o seguinte. Observa-se que os casos de confirmação formal incluem exemplos de como morfemas, palavras de diferentes partes do discurso, combinações de palavras e frases na posição do sujeito ou objeto de ação. O papel do contexto na determinação da peculiaridade semântica e do estado gramatical de tais construções é mostrado. O principal papel da formação de palavras semânticas nos fenômenos de substantivação formal e substantivização adequada foi observado. Chama-se a atenção para o sincretismo semântico e gramatical dos elementos da substantivação formal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anastasiya V. Yaparova, Kazan Federal University

Kazan Federal University

Tatyana A. Korneyeva, Kazan Federal University

Kazan Federal University

Tatyana D. Markova, Linguistics University of Nizhny Novgorod

Linguistics University of Nizhny Novgorod

Referências

Allan, K. (2014), “Linguistic Meaning”, Routledge, p. 854.

Beloshapkova, E.V. (1989), Bryzgunova, E. Zemskaya, “Modern Russian”, Moscow: Higher School, p. 800.

Bogdanov, S., Evtyukhin, V., Knyazev, Yu. (2013), “Morphology of the Modern Russian Language: A Textbook for Higher Educational Institutions of the Russian Federation”, St. Petersburg: Philological Faculty of St. Petersburg State University, p. 640.

Booij, G., Lehmann, C., Mugdan, J., Skopeteas, S. (2004), “Morphologie / Morphology. 2”, Halbband, Walter de Gruyter, p. 1021.

Lomonosov, M. (1788), “Russian grammar”, p. 24.

Marchand, H. (1969), “The Categories and Types of Present-Day English Word-formation: A Synchronic-Diachronic Approach”, MŸnchen, Beck, p. 595.

Markov, V. (2001), “Selected works in the Russian language”, Kazan: DAS, p. 275.

Martyanov, D., Gorobets, E., Novak, M. (2016), “The category of aspect in the Russian language: teaching problems”, Modern journal of language teaching methods, vol., is, pp. 203-206.

Matveeva, N., Fatkhutdinova, V. (2016), “National component in Russian word-formation: linguodidactic aspect”, Journal of Language and Literature, Vol. 7, No. 2, pp. 233-236.

Muhametzyanova, L., Mardieva, L. (2017), “The Polyfunctuanality In The Names Of Newspapers And Magazines”, Revista San Gregorio, No Extra. 20, pp. 148-153.

Nikolayev, G. (2010), “Russian Historical Word Formation: Theoretical Problems”, Moscow, LIBRKOM Book House, p. 184.

Nikolayev, G. (2011), “Russian and Slavic word formation”, Kazan: Kazan university, p. 220.

Plag, I. (2002), “Word-formation in English”, Cambridge University Press, Series ‘Cambridge Textbooks in Linguistics’, p. 240.

Safonova, S., Zamalyutdinova, E. (2016), “Semantics and functioning of syntactic constructions in the mass media language”, Journal of Language and Literature, vol.7, is. 4., pp. 160-164.

Sichinava, D. (2011), “Parts of speech, Materials for the project of the hull description of Russian grammar” (http://rusgram.ru). As a manuscript. Moscow.

Smirnitsky, A. (1965), “English Lexicology”, Moscow: Publishing of Literature in Foreign Languages, p. 260.

Vinogradov, V. (1947), “Russian language: grammatical doctrine of the word”, Uchpedgiz, 786, p. 48.

Zemskaya, E. (2013), “Modern Russian language. Word formation: training. allowance”. Moscow: Flinta: Science, p. 328.

Zubova, L. (1989), “Poetry of M. Tsvetaeva: Linguistic aspect”, Leningrad, p. 85.

Downloads

Publicado

2018-08-30

Como Citar

Yaparova, A. V., Korneyeva, T. A., & Markova, T. D. (2018). Substantivismo formal em russo. Amazonia Investiga, 7(15), 114–119. Recuperado de https://amazoniainvestiga.info/index.php/amazonia/article/view/410

Edição

Seção

Articles