Desenvolvimento da Identidade Feminina Preta em Duas Peças Americanas Pós-Modernas Através do Quadro de Avaliação: Estudo Comparativo

Autores

  • Ismael Hasan Alsanafi Centre for Language Studies Universiti Tun Hussein Onn Malaysia, Batu Pahat, Johor, Malaysia
  • Siti Noor Fazelah Binti Mohd Noor Centre for Language Studies Universiti Tun Hussein Onn Malaysia, Batu Pahat, Johor, Malaysia

Palavras-chave:

Appraisal, Attitude, Black Woman, drama, identity, oppression.

Resumo

O sofrimento das mulheres afro-americanas em uma sociedade racial e patriarcal tem sido frequentemente levantado em obras de teatro. A busca das mulheres negras para pesquisar sua identidade tem sido considerada uma questão essencial na literatura americana pós-moderna. Já atraiu a consciência de críticos e escritores, porque está muito preocupado com a agonia do grupo mais reprimido em qualquer sociedade. "Beneatha" e "Hester"; os dois protagonistas das peças femininas negras fazem parte dessa tradição. O objetivo deste artigo é fazer uma análise do discurso abrangente dos protagonistas das peças principais e seus antagonistas em cada peça que impactou para formar sua identidade, a fim de descobrir: primeiro, a opressão das mulheres negras no âmbito de cada obra literária. Segundo, descobrir se o status da identidade da mulher afro-americana é progredido e desenvolvido na passagem do tempo, comparando os resultados das duas peças que foram escritas em momentos diferentes. Este estudo é utilizado por Martin e White, 2005 Appraisal Theory para realizar os objetivos do artigo. A classificação das proposições atitudinais em cada peça foi examinada no sistema Atitude com suas três subcategorias: julgamento, afeto e apreciação. Concluiu-se que as mulheres de origem africana foram duplamente reprimidas, vitimizadas e marginalizadas no âmbito das duas peças selecionadas para este estudo, devido à sua raça e género. O processo de análise também mostrou que não houve progresso e desenvolvimento dentro da identidade da mulher negra ao longo do tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ismael Hasan Alsanafi, Centre for Language Studies Universiti Tun Hussein Onn Malaysia, Batu Pahat, Johor, Malaysia

Centre for Language Studies Universiti Tun Hussein Onn Malaysia, Batu Pahat, Johor, Malaysia

Siti Noor Fazelah Binti Mohd Noor, Centre for Language Studies Universiti Tun Hussein Onn Malaysia, Batu Pahat, Johor, Malaysia

Centre for Language Studies Universiti Tun Hussein Onn Malaysia, Batu Pahat, Johor, Malaysia

Referências

Abdelmawjoud, S. (2012). Dreams “Deferred” but identity affirmed and manhood restored: A new look at A raisin in the sun. Studies in Literature and Language, 5(3), 30-39.

Alsanafi, I. H., & Mohd Noor, S. N. F. (2018a). Systematic review of African-American women's identity struggle in American drama. Opción, 34, 1116-1130.

Alsanafi, I. H., & Mohd Noor, S. N. F.(2018b). Black woman identity struggle: An examination of American drama through appraisal theory framework. Journal of Advanced Research in Dynamical and Control Systems, 10(10), 310-318.

Anada, R. (2016). Enacting black suffering and laughter: Creative restorations of black experiences in Suzan Lori-Parks's plays. Doctoral Dissertation, Osaka University, Osaka Prefecture.

Bock, Z. (2007). A discourse analysis of selected truth and reconciliation commission testimonies: Appraisal and genre. Doctoral dissertation, University of Western Cape, Cape Town.

Borrego, S. D. P. C. (2015). Integration, assimilation, and identity in Lorraine Hansberry’s A Raisin in the Sun and Barbara and Carlton Molette’s Rosalee Pritchett. Revista Canaria de Estudios Ingleses, 1(70), 123-142.

Copenhaver, B. B. (2002). A portrayal of gender and a description of gender roles in selected American modern and postmodern plays. Doctoral dissertation, East Tennessee State University, Johnson City, Tennessee.

Das, S. (2012). Quest for identity: A major concern in the life and literature of African-Americans. A journal of Humanities & Social Science,1(1),28-88

Diyaiy & Saleh (2013). The quest for identity in African American women’s drama from Harlem renaissance to the present an overview? Buhuth Mustaqbalia, 1(1),43–71.

Doyle, R. M. (2015). “Assimila-who-ever?” Communication between characters in A raisin in the sun. Examined using a double-consciousness spectrum. Liberated Arts: a journal for undergraduate research, 1(1), 1-7.

Ferris, F. S. (2010). Appraisal, identity and gendered discourse in toilet graffiti: A study in transgressive semiotics. Doctoral dissertation, University of the Western Cape, Cape Town.

Ghani, H. K., & Joodi, I. T. (2015). A bridge is not a home: Gender-based institutional discrimination in Suzan-Lori Parks's “In the blood”. International Journal of Language Learning and Applied Linguistics World. 9(1), 204?220.

Ghasemi, M. (2016a). Quest/ion of identities in African American feminist postmodern drama: A study of selected plays by Suzan-Lori Parks. Thesis dissertation, University of Turku,Turku, Finland.

Ghasemi, M. (2016b). Quest/ion of Identities in Suzan-Lori Parks’s Post-revolutionary Drama. European journal of American studies, 11(11-2).

Hadia, A. A. (2012). Parks’ In the blood: an image of a black woman who is more sinned against than sinning. English Language and Literature Studies, 2(2), 105-115.

Jayanthi, S. (2017). A semiotic interpretation of Ntozake Shange’s choreopoem “For colored girls”. International journal of Science Technology and Management,6(2), 324-330.

Kousar, R., & Sarfraz, N. (2014). Study of black consciousness in A Raisin in the Sun. International Journal of Applied Linguistics and English Literature, 3(4), 65-68.

Leedy, P. D. (1993). Practical research: Planning and design. Macmillan.

Marta, S, E. (2017). Ntozake Shange’s “For colored girls”: Performing female bonding as an answer to patriarchy. JACLR: Journal of Artistic Creation and Literary Research, 5(2), 77-87

Martin, J. R., & White, P. R. R. (2005). The Language of Evaluation: Appraisal in English. New York: Palgrave Macmillan.

Mhayyal, B. & Saleh, A. (2016). Double victimization for black woman in Susan Lori Parks In the blood. European Academic Research, 4(3), 3086-3118.

Mohd Noor, F. (2015). Empowering the powerful: A critical discourse analysis of public discourse on graduate employability. Doctoral dissertation. Macquarie University, Sydney.

Nowrouzi, T., & Faghfori, S. (2015). Am I an African or an American? Duboisian double consciousness in A Raisin in the Sun. International Journal of Applied Linguistics and English Literature, 4(3), 174-180.

O’Gorman, S. (2014). (Di) visible layers: Bodies, genders and costumes in the works of Suzan-Lori Parks. Scene, 2(1-2), 155-167.

O’Gorman, S. (2015). Reorienting scarlet letters: Suzan-Lori Parks’ and Marina Carr’s Hester plays. Journal of Adaptation in Film & Performance, 8(1), 39-60.

Parks, S. L. (2000). In the blood. Dramatists Play Service Inc.

Schaumlöffel, A. (2010). The construction of racial identity in King’s I have a dream and Hansberry’s A raisin in the sun. Essay for the course unit, Manchester Metropolitan University, Manchester.

Downloads

Publicado

2019-08-31

Como Citar

Alsanafi, I. H., & Mohd Noor, S. N. F. B. (2019). Desenvolvimento da Identidade Feminina Preta em Duas Peças Americanas Pós-Modernas Através do Quadro de Avaliação: Estudo Comparativo. Amazonia Investiga, 8(21), 104–116. Recuperado de https://amazoniainvestiga.info/index.php/amazonia/article/view/52

Edição

Seção

Articles